A importância das consultas veterinárias de rotina
Pelo uma vez ao ano nós, seres humanos, fazemos alguns exames de rotina para saber como anda nossa saúde e se é necessário algum tipo de tratamento ou observação. Temos a sorte de conseguir tomar esse tipo de decisão por nós mesmos, de saber decifrar e expressar quando algo não vai bem conosco. Da mesma forma, nossos peludinhos também precisam desse acompanhamento com consultas veterinárias de rotina para verificar como anda a saúde e tomar nota das melhores práticas no cuidado com o pet.
Temos o péssimo costume de evitar ao máximo essa visita ao veterinário e levamos nossos bichinhos somente em uma necessidade real ou para tomar alguma vacina. De fato, são situações indispensáveis, mas é preciso ter uma regularidade nas consultas para mantê-lo sempre saudável.
A nossa cultura de não levar os pets adultos ao veterinário muitas vezes nos gera gastos surpresas – e geralmente, com valores altos – e, de quebra, uma grande preocupação quando eles ficam doentes. Na grande maioria dos casos, são enfermidades “controláveis” e que poderiam ter sido evitadas com as consultas veterinárias de rotina.
Mas que tipo de análises o veterinário irá fazer?
Geralmente, o tratamento é muito parecido ao nosso quando vamos ao médico. O veterinário poderá fazer algumas perguntas do dia a dia do cão, conhecer mais sobre o tipo de alimentação que ele vem tendo, questionar sobre a regularidade dos cios, como é o ambiente em que ele vive, se o local exige algum tipo de cuidado, etc.
Além disso, haverá aferição da pressão arterial, medição da temperatura corporal, exame físico com toque, verificar a arcada dentária, saúde do olho e ausculta cardiopulmonar.
Dependendo do histórico do animalzinho, também poderá solicitar exames laboratoriais básicos como hemograma, função hepática, exame de urina e de fezes. Caso seja identificada alguma alteração potencialmente problemática, outros exames podem ser solicitados.
Quais doenças podem ser evitadas com as consultas veterinárias de rotina?
Os exames básicos citados acima permitem uma boa observação sobre o estado de saúde do pet e algumas predisposições a doenças que ele possa ter.
Também é possível fazer o controle e prevenção de pulgas e carrapatos; controlar ou evitar a obesidade; através da indicação de vermífugos, prevenir as verminoses mais comuns como Giardíase, Ancilostomíase, Dirofilariose e Toxocaríase; atualização das vacinas; diagnosticar doenças silenciosas como artrites, doenças cardíacas, doenças renais e câncer.
Qual a frequência das consultas veterinárias de rotina?
Para os filhotes, as consultas devem ser mensais até que ele esteja com as vacinas em dia. Aproveite as consultas para retirar as dúvidas e solicitar uma orientação adequada dos melhores cuidados com o novo amiguinho.
Animais adultos podem fazer as consultas veterinárias de rotina uma vez ao ano, caso esteja “tudo em ordem”. Caso haja alguma doença instalada ou alguma predisposição muito evidente, o veterinário poderá solicitar mais idas ao consultório.
Por fim, os bichinhos idosos precisam se consultar uma vez a cada seis meses para controle dos principais problemas decorrentes da idade.
A medicina veterinária é uma grande aliada dos tutores de animais ajudando e orientando sobre como oferecer os melhores cuidados para nossos peludinhos.
Lembre-se que ao adotar um animal, nos tornamos responsáveis por todos os cuidados e por garantir uma vida confortável para ele. Podemos prover uma vida com bastante qualidade e bem-estar para nossos amiguinhos tão fiéis!
Aqui na Minha Farmácia Pet você pode encontrar tudo que precisa para cuidar do seu amigo!
Siga-nos nas redes sociais e conheça mais o nosso trabalho! Acompanhe também o nosso blog, aqui sempre trazemos temas novos!