O que você precisa saber sobre a troca de pelo nos gatos
Ter um gatinho como animal de estimação significa achar vários pelos pela casa. Ainda mais quando eles deitam em nosso colo por alguns minutos, sempre deixam um rastro em nossas roupas. Antes de tudo, precisamos ressaltar que é normal a troca de pelo nos gatos. Inclusive nós, seres humanos, passamos por um processo parecido no qual nossos cabelos nascem, crescem e caem.
Os gateiros sabem disso e já estão habituados com a quantidade de pelos deixada pelo seu bichinho. Mas é preciso conhecer bem as características dele e da raça para saber identificar até que ponto está dentro do esperado e quando procurar ajuda.
O que é natural
Para os mais perceptivos, já devem ter percebido que em algumas épocas a quantidade de pelos espalhados pela casa e pelos móveis parece dobrar. Isso se deve ao fato de que há uma troca de pelo nos gatos marcada pela estação do ano, geralmente, a primavera. Nesse período, o bichano troca a pelagem mais espessa por uma mais fina para suportar os dias mais quentes.
Para um gatinho filhote, aproximadamente aos quatro meses de idade, ocorre uma troca significativa no qual ele perde toda sua pelagem de bebê para receber os novos pelinhos da fase adulta. Durante esse processo pode haver, inclusive, mudanças na coloração do pelo do animal.
Quando me preocupar com a troca de pelo nos gatos
Falando de uma maneira geral, a queda de pelo só é um alerta quando acompanhada de outros sintomas ou que fogem do comum para o seu gato.
Algumas anormalidades que podem ser analisadas com atenção junto ao veterinário:
Queda localizada
Geralmente é decorrente de estresse, fungos ou alergia que faz com que o bichano arranca ao tentar se coçar
Queda e feridas
As feridas normalmente são causadas pelos mesmos motivos da queda localizada, acrescentando também picadas de pulgas, carrapatos e outros insetos.
Queda excessiva
As principais causas são desnutrição ou má alimentação, estresse e mudança ambiental.
Queda na região das orelhas
Pode ocorrer devido a otites, fungos, sarnas e alergias.
Como me preparar
Mesmo que a queda do seu pet esteja ocorrendo de forma natural, existem alguns cuidados que podem ser adotados para promover o bem-estar dele e dos outros moradores da casa, além de minimizar os efeitos desse processo.
Escovação
É fundamental reforçar a escovação do felino durante essa fase. O ideal é que esse procedimento seja feito ao menos uma vez ao dia. Assim, também é possível evitar a ingestão de muitos pelos mortos quando eles se higienizam, e que formariam bolas de pelo no trato gastrointestinal.
Alimentação
Uma dieta balanceada é de suma importância para manutenção de uma pelagem saudável, e uma alimentação carente de nutrientes pode resultar em uma queda excessiva. Uma boa ração irá fortalecer o sistema imune do peludinho antes e depois desse processo de muda e diminuir a sensibilidade da pele.
Limpeza do ambiente
Cuidado no uso de produtos que possam causar alergias ao bichano e, consequentemente, mais queda de pelos.
Aqui na Minha Farmácia Pet você pode encontrar tudo que precisa para manter seus bichinhos saudáveis!
Siga-nos nas redes sociais e conheça mais o nosso trabalho! Acompanhe também o nosso blog, aqui sempre trazemos temas novos!