Vacinação de cães e gatos: entenda a importância
Ter um novo animalzinho em casa é tudo de bom, não é mesmo?! Quando eles chegam ainda filhotinhos, tudo que queremos é brincar com aquele novo peludinho tão fofo e cheio de energia! Mas, como tudo na vida, nem tudo são flores! Com os prazeres também chegam as responsabilidades, e uma delas é o cuidado com a saúde do novo membro da família! O calendário de vacinação de cães e gatos começa cedo e é fundamental uma consulta com o veterinário ainda no primeiro mês para pegar todas as orientações e se programar!
A vacinação, além de fortalecer o sistema imunológico do pet e promover a prevenção de doenças, também ajuda a evitar a disseminação delas para outros animais e para outras pessoas, já que muitas delas podem ser contagiosas para os humanos.
Por onde começar?
O primeiro passo, certamente, é levar o seu novo amiguinho para uma consulta com o veterinário quando ele tiver cerca de 30 dias. Se você possui dúvidas com relação aos cuidados e melhores práticas nesse início, a consulta pode ser adiantada para que tenha mais segurança e seja bem orientado pelo profissional.
A primeira vacina é dada para o filhote de cachorro com 45 dias de vida. Já para os gatinhos, a imunização começa com 60 dias.
Após isso, é preciso seguir à risca os prazos estabelecidos pelo veterinário, pois a negligência pode resultar em ter que começar o processo do zero.
Até que estejam “liberados”, é indicado que você preserve o seu animal não levando a lugares desconhecidos e evitando contato com outros pets e, assim, você diminui as chances de ele contrair alguma doença pelo caminho.
Calendário de vacinação de cães e gatos filhotes
É importante alinhar com o veterinário as datas de cada vacina e pegar todas as orientações para ter o melhor cuidado com o seu amiguinho. Existem várias vacinas disponíveis no mercado e somente o médico veterinário poderá elaborar o protocolo a ser seguido e determinar as doses recomendadas.
Abaixo listamos as principais opções para vacinação de cães e gatos com suas respectivas características.
Se você possui um animal adulto, procure o veterinário e veja como proceder baseado nas condições de saúde do seu pet e nas demais peculiaridades.
Cães
Polivalente: também conhecida como V8 ou V10, esta é a primeira proteção dos cachorros, podendo ser distribuída em 3 ou 4 doses com intervalo de 21 a 30 dias entre cada uma. Após isso, é recomendado uma dose anual.
Previne doenças como Cinomose, Parvovirose, Coronavirose (Calma! Não é o mesmo vírus que provoca o Covid-19!), Hepatite canina, Leptospirose, Adenovirose e Parainfluenza canina.
Antirrábica: uma das mais conhecidas, precisa ser administrada nos filhotes a partir de dois meses de idade e oferece proteção contra o vírus que provoca a Raiva. Posteriormente, o reforço é dado anualmente.
É uma doença que pode infectar humanos, portanto a vacinação é considerada uma questão de saúde pública.
Gripe, Giárdia e Leishmaniose: as vacinas para essas doenças não são consideradas obrigatórias, mas a aplicação das mesmas pode ser recomendada pelo veterinário a fim de evitar a contaminação e se houver algum fator de risco.
A primeira dose das vacinas para a gripe e giárdia pode ser administrada a partir dos dois meses de idade e a segunda dose após 21 a 30 dias. É necessário reforço uma vez ao ano.
Para a leishmaniose, são recomendadas três doses a partir dos quatro meses de idade, com intervalo de 21 a 30 dias entre uma e outra.
Gatos
Polivalente: também conhecida como V3, V4 ou V5 dependendo do número de vacinas na fórmula, esta é a primeira proteção dos bichanos, podendo ser distribuída em 3 doses com intervalo de 21 a 30 dias entre cada uma. Após isso, é recomendado uma dose anual.
A V3 previne doenças como Panleucopenia, Calicivirose e Rinotraqueíte. A V4 previne contra as três acima e Clamidiose. A V5 previne contra as quatro citadas mais a Leucemia felina.
Antirrábica: geralmente é recomendada a partir de três meses de idade ou após a última dose da polivalente, protegendo contra o vírus que provoca a Raiva. Posteriormente, o reforço é dado anualmente.
Leishmaniose: apesar de não ser considerada obrigatória, o médico veterinário pode recomendar a aplicação desta vacina como forma de prevenção.
Aqui na Minha Farmácia Pet você pode encontrar tudo que precisa para cuidar dos seus bichinhos!
Não deixe de nos acompanhar nas redes sociais e conhecer mais o nosso trabalho! Acompanhe também o nosso blog, aqui sempre trazemos temas novos!