Como acabar com uma infestação de pulgas
Só quem já passou por uma infestação de pulgas dentro de casa sabe a verdadeira luta dessa situação!
Conhecidas pela dificuldade de eliminação, as pulgas se tornam uma “novela”, e tudo isso se dá pela sua rápida reprodução e proliferação no ambiente, além de ser bastante resistente às higienizações tradicionais. Por isso, é preciso ter um plano e regularidade nos tratamentos para pôr fim à infestação.
Nossos peludinhos são presas fáceis, basta se aproximar de um cão que esteja infectado, ou fazer uma visita a um local que não esteja livre dos parasitas, como praças, parques e até mesmo na porta de casa.
Apesar de a palavra principal nessa batalha ser “higienização”, não se engane: uma limpeza comum não é o suficiente. Assim, também podemos acabar com o estigma de que pulga é sinônimo de sujeira.
Mas, como tudo na vida, existe uma solução! Nesse caso, não apenas uma, mas uma série de medidas que precisam ser tomadas para acabar com uma infestação de pulgas de forma definitiva.
Vamos conferir quais são?
Cuidados com o pet
1- Medicamentos
Converse com o veterinário e peça a indicação de medicamentos para o cãozinho de acordo com o histórico de saúde dele, peso e idade. Os mais receitados são o Bravecto, Capstar e Nexgard.
2- Acessórios
Os itens do cachorrinho também devem ser lavados e trocados com mais frequência: caminha, tapetes, brinquedos de tecido, escovas para o pelo, toalhas, etc.
Durante o período de tratamento, evite que eles subam nas camas e sofás da casa para que os parasitas não tornem a alojar esses locais.
Cuidados com o ambiente
1- Limpeza completa
Da mesma forma que os cuidados prescritos pelo veterinário, o ambiente também deve ser tratado com atenção.
Por isso, faça uma boa faxina no ambiente com o auxílio de alvejantes e aspirador de pó. Limpe todos os cantinhos da casa, frestas do piso e rejuntes. Não esqueça de incluir o quintal, varandas e terreiros nessa limpa.
2- Troque as roupas de cama
Se o seu pet tem o costume de subir no sofá e na cama, troque todas as peças de roupa de cama como cobertores, lençol e fronha. Lave os travesseiros e almofadas. Aspire todos os estofados dos colchões, do sofá, das cadeiras e os tapetes da casa.
3- Use inseticida
Após a limpeza, aplique inseticida (como o K-othrine, por exemplo) em toda a casa conforme indicação do fabricante.
4- A regularidade é importante!
Vale ressaltar que a faxina pode ser necessária durante algum tempo até que a infestação esteja de fato encerrada.
Dessa forma, a tarefa precisa ser realizada ao menos três vezes na semana ou sempre que sentir necessidade de acordo com a rotina do seu pet.
A etapa de cuidado com o lar não deve ser deixada de lado e é preciso ainda mais regularidade, pois a cada uma pulga encontrada no animal significa que existem muitas outras no ambiente!
Prevenção
Todo esse cuidado excessivo – e muitas vezes exaustivo – pode ser evitado com práticas regulares de prevenção. Converse com o veterinário e monte um plano preventivo com medicamentos, pipetas ou coleiras próprios para isso e seguindo à risca os prazos indicados por ele.
Shampoos e sabonetes antipulgas são boas opções para serem inseridos na rotina de banho do pet.
No verão, também é recomendado a desinfestação do ambiente com produtos próprios.
Um cuidado antecipado pode evitar outros muitos trabalhos no futuro!
O controle é importantíssimo para manter um ambiente saudável para o pet, uma vez que as pulgas podem ser vetores de doenças e causar dermatites. E nossos peludinhos agradecem!
Aqui na Minha Farmácia Pet você pode encontrar tudo que precisa para manter seus bichinhos e sua casa livres desse parasita.
Siga-nos nas redes sociais e conheça mais o nosso trabalho! Acompanhe também o nosso blog, aqui sempre trazemos temas novos!